Será que cachorro pode comer kiwi? Esta pequena fruta está repleta de nutrientes para humanos, como vitamina C, vitamina K, vitamina E, ácido fólico e potássio, além de ser bem baixa e calorias e altamente recomendada por nutricionistas. Mas será que o kiwi é permitido e oferece a mesma série de benefícios para os cães? Se você ficou curioso, continue lendo para descobrir se você pode compartilhar essa fruta com seu filhote. Vamos lá!
Os cães podem consumir o kiwi?
De modo geral sim, os cães podem comer kiwi, pois é uma fruta relativamente segura para eles consumirem. No entanto, é recomendado remover a pele e as sementes antes de oferecer ao pet. É recomendável que os cães consumam apenas a “borda” da fruta. E como acontece com qualquer alimento novo, é sempre aconselhável introduzir em poucas quantidades, para identificar se seu cão tem alergia, intolerância ou qualquer dificuldade em digeri-lo.
Embora o kiwi forneça muitos benefícios para os humanos, para que os cães tirem pelo menos a metade do proveito do fruto, é necessário que você tome os cuidados. Caso tirar todas as sementes não seja uma opção, levando em consideração que dá trabalho e acontece um alto desperdício da fruta, opte por frutas que são totalmente seguras.
Quais são os riscos que o kiwi oferece aos cães?
Embora a borda da fruta seja segura para o seu cão, você deve evitar alimentá-lo com qualquer porção da casca ou sementes. Elas podem ser tóxicas para o animal se ingeridas em grandes quantidades, por isso é melhor removê-las para que não haja nenhum risco ao pet.
Além disso, certifique-se de também retirar a pele. Embora não seja tóxico, a casca do kiwi é difícil de mastigar e pode representar um risco de asfixia para cães pequenos e, se ingerida inteira, pode bloquear o trato digestivo, causando graves problemas de saúde. A pele dura também é geralmente mais difícil de digerir e isso significa que é mais provável que cause problemas gastrointestinais.
Mesmo sendo uma fruta pequena, você nunca deve alimentar seu cachorro com um kiwi inteiro. Embora raças menores, como o chihuahua, não consigam colocar um kiwi inteiro na boca, uma raça maior, como o labrador retriever, poderia devorá-lo com apenas uma mordida.
Para ajudar a prevenir uma situação perigosa, como um kiwi se alojando na garganta do peludo, corte em pequenos pedaços e alimente-o em porções gradativas. O excesso de kiwi também pode causar problemas estomacais. Se o seu cão apresentar algum dos seguintes sintomas após comer um kiwi, consulte o seu veterinário:
- Vômito;
- Diarreia;
- Falta de apetite;
- Barriga dolorida ou distendida;
- Letargia.
E assim como acontece com todos os tipos de alimentos, a moderação é fundamental. E lembre-se de associar o kiwi a uma guloseima e não como parte da dieta regular do cão. Boa sorte!