Cachorro pode comer jaca? Saiba os prós e contras

Se oferecida corretamente e em poucas quantidades, os cachorros podem comer jaca. No entanto, existem alguns pontos de atenção. Veja!

jaca na mão

Será que para os cães a jaca também é segura? Ela é um dos frutos mais populares do Brasil, pois é doce, saborosa e pode ser usada em uma grande quantidade de receitas, principalmente dentro da culinária vegana. Além disso, a fruta é rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Logo, é uma opção muito saudável para os humanos. Se você quer tirar essa dúvida e oferecer ao pet, acompanhe o artigo até o final.

Os cães podem comer jaca?

No geral, os cachorros podem comer a jaca mas é recomendado oferecer apenas a parte amarela da fruta para o animal, ou seja, a polpa sem casca. É importante lembrar que a jaca possui sementes bem grandes e que jamais devem ser oferecidas para os cães. A quantidade também precisa ser moderada, pois a fruta é rica em açúcares e também em carboidratos.

Com isso, se a jaca for consumida em excesso, pode causar diabetes e obesidade a longo prazo no animal. Cães que já apresentam diabetes, devem passar longe desse fruto. Portanto, procure oferecer ao pet apenas uma vez no mês, para evitar esses riscos.

Por outro lado, algumas evidências de que a jaca é segura para cães são:

  • Muitos mamíferos selvagens comem jaca, provavelmente com segurança;
  • Um estudo examinou detalhadamente as sementes de jaca cozidas e concluiu que não havia nada tóxico nas sementes. Logo, o único perigo que a semente oferece é justamente seu tamanho, pois o cachorro, independente do porte, pode facilmente engasgar com o caroço.

Por isso, se o tutor tomar os cuidados necessários e oferecer a fruta apenas de vez em quando, não haverá riscos para o animal.

Quais os benefícios da jaca para os cães?

A jaca tem uma série de benefícios para a saúde dos humanos – mas há poucas evidências disso no caso dos cachorros. No entanto, a análise nutricional descobriu que esse fruto é rico em água e rico em fibras, o que é ótimo para a saúde intestinal. Os níveis de vitamina B6 na jaca são considerados muito altos, mas os cães que seguem uma alimentação correta, raramente precisam de doses extras dessa vitamina, então isso não deve ser uma preocupação.

Em suma, a jaca tende a ser benéfica apenas por conta da sua quantidade de fibras, e uma banana contém um perfil de nutrientes semelhante, exceto com um pouco menos de açúcar e muito mais fibra. Por isso, existem algumas frutas que podem ser opções melhores para os cães. Logo, dar a jaca como um agrado para os cães de vez em quando, não faz mal, mas tentar colocá-la como parte da dieta dos peludos, pode ser um risco. Fique atento!

Comentários