Fruta típica do nosso país, a jabuticaba já divertiu diversos brasileiros, já que subir na jabuticabeira e arrancar as frutinhas do caule é um grande passatempo. Mais que isso, a jabuticaba também deve ser exaltada por suas propriedade nutricionais impressionantes.
Mas será que mesmo com tantas qualidades a jabuticaba é um alimento seguro para os cães? Será que eles podem ingeri-las? Como você verá neste artigo, a resposta para essas perguntas é sim, cães podem comer jabuticaba. Porém, isso não deve ser feito de qualquer maneira. Como você poderá ver, fornecer a jabuticaba (e todos os seus valorosos nutrientes) para os cães requer alguns cuidados importantes.
Pode dar jabuticaba para cachorro?
Sim, cães podem comer jabuticaba. Essa fruta possui uma boa dose de água e isso faz com que sejam uma boa opção para hidratar o corpo dos cachorros. Para os cães com problemas de peso, a jabuticaba ainda é benéfica por conter poucas calorias.
Além disso, jabuticabas podem fornecer nutrientes que potencializam a saúde canina.
Jabuticabas são ricas em fibras alimentares, que dão a sensação de saciedade e aceleram o fluxo do intestino. O primeiro efeito é interessante se o seu cão estiver exagerando na alimentação ou se tiver tendência à obesidade, enquanto o segundo será útil se ele estiver com problemas digestivos, como prisão de ventre.
Outro ponto positivo da jabuticaba é o seu chamado efeito detox. Ele se deve a duas substâncias especiais que a fruta contém, conhecidas como antocianina e pectina. Elas possuem ação antioxidante, auxiliam no controle da glicemia no sangue e na eliminação de toxinas e metais pesados. E o melhor é que esses efeitos também valem para os cães.
E mais! A jabuticaba também contém vitaminas e minerais muito benéficos para a saúde canina. Em destaque está a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, torna o pelo dos cães mais vistoso e também possui efeito antioxidante.
Além dela, a jabuticaba também possui um teor considerável de vitamina E, que também age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Já entre os minerais, destacam-se o ferro, o cálcio e o fósforo, que são tão essenciais para os cães como são para os humanos.
Nem sempre as rações convencionais fornecem todos os nutrientes que um cão precisa para viver saudável. E, muitas vezes, o paladar canino pede uma novidade “mais natural”. É aí que podemos inserir as frutas. A maioria delas costuma agradar bastante os nossos amigões, especialmente aquelas com sabor mais adocicado. E jabuticabas, como você deve saber, são bem docinhas, o que as tornam muito atraentes para os cães.
Cachorro pode comer a casca da jabuticaba?
Não é indicado que os cães comam diretamente a casca. O organismo deles não está muito bem adaptado para digerir alimentos de origem vegetal. Devido a isso, se ingeridas em excesso, a casca pode causar problemas no trato intestinal, como diarreia.
É por isso que nós recomendamos que você processe a jabuticaba antes de fornecê-la para o seu cão. Bata a fruta inteira e sem a casca num liquidificador, de modo a obter uma pasta que seja facilmente digerida pelos cães.
E se você achar que apresentar a jabuticaba assim para o seu cão não vai agradá-lo muito, uma boa alternativa é congelar a pasta que você obteve e dar a ele quando estiver fazendo calor.
Outro detalhe a se prestar atenção na hora de fornecer a jabuticaba aos cães é quanto à quantidade. Ainda que não seja muito calórica, a jabuticaba possui bastante fibra alimentar, o que, em excesso, também pode provocar efeitos ruins no intestino do seu cão. Por isso, lembre-se de não exagerar muito na dose fornecida.
Cachorro pode comer a semente da jabuticaba?
A semente da jabuticaba pode ser oferecida ao cachorro e é recomendado que ela seja triturada juntamente com a polpa para formar uma pasta e evitar problemas intestinais.
Saber dos cuidados que devem ser tomados ao dar jabuticaba para os cães talvez tenha desanimado um pouco você. Porém, lembre-se de levar em conta os muitos benefícios que essa fruta pode trazer para a saúde do seu pet.
Por mais que ele não tenha o prazer de comer uma jabuticaba fresquinha como muitos brasileiros já tiveram, os efeitos positivos dessa fruta sobre o organismo canino, com certeza, fazem o esforço valer a pena.