O coentro, botanicamente conhecido como Coriandrum sativum ou como dhania, salsa mexicana ou salsa chinesa, é uma erva culinária anual nativa do sul da Ásia e do sul da Europa ao norte da África e além disso, está presente em grande parte dos pratos da culinária brasileira.
A erva possui propriedades diuréticas e também é rico em vitaminas e ácido fólico. Mas será que os cães também podem comer coentro? Quando o assunto é a alimentação dos cães, temos que tomar muito cuidado com aquilo que oferecemos a eles, pois alguns alimentos são perigosos e tóxicos. Por isso, acompanhe até o final e tire suas dúvidas.
Afinal, os cães podem consumir o coentro?
Sim, cachorro pode comer coentro, pois não é venenoso ou tóxico para eles. No entanto, por ter um propriedade diurética muito forte, é importante oferecer no máximo duas vezes na semana. Por outro lado, possui minerais, carboidratos, incluindo fibras alimentares, que podem ser excelentes para o bom funcionamento do intestino dos cães.
As folhas de coentro são bastante nutritivas. Eles têm tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, vitamina B6, ácido fólico, bem como vitamina A, C, E e K. Portanto, você pode dar a seu cão uma pequena guloseima como um deleite e não como um substituto de refeição.
Alguns dos benefícios do coentro para cães são:
- Devido às suas propriedades antifúngicas, o coentro pode ajudar a manter a infecção causada por fungos sob controle. Conforme o seu cão passa a se alimentar com o coentro, a folha também ajudará a combater as infecções orais e a melhorar o hálito do seu amigo canino;
- O coentro ainda possui vários nutrientes, incluindo antioxidantes para neutralizar os radicais livres, vitamina A para pele e visão saudáveis e vitamina K para auxiliar na coagulação do sangue, entre outras funções;
- Tal como acontece com os humanos, o coentro pode ajudar os peludos a lidarem com problemas de digestão, gases, inchaço e dores de estômago fáceis.
Como oferecer coentro para os cães?
Ao alimentá-los, polvilhe uma pitada de coentro moído ou folhas frescas picadas sobre a comida. Sementes e raízes de coentro moídas também são seguras para esses animais de estimação. Além de colocar pequenos pedaços dessa erva na comida, você também pode usá-la como ingrediente para guloseimas ou alimentos caseiros.
No entanto, não dê a eles comida humana que contenha esta erva junto com outros ingredientes tóxicos, especialmente alguns conservantes, cebolinhas, cebolas, alho, alho-poró. É importante que a comida do pet seja preparada de maneira separada.
E embora seja seguro, em grande quantidade pode causar mal-estar estomacal, pois os peludos não conseguem lidar com um volume de materiais vegetais fibrosos. Isso pode causar leve dor de estômago, diarreia, gases, inchaço, etc. Em segundo lugar, esteja atento a quaisquer sinais de alergia como diarreia, vômito, inchaço da face ou do corpo, coceira, etc. Por isso, introduza o coentro lentamente ao longo de um período de uma semana, começando com uma quantidade muito pequena e se nenhum sinal for perceptível, você pode aumentar gradualmente a quantidade. Boa sorte!