Crocante, salgadinho e saboroso, o biscoito de polvilho é um dos petiscos mais saborosos e famosos na mesa dos brasileiros. E se você tem um cãozinho em casa, provavelmente já pegou ele pedindo para você dividir essa delícia com ele. Afinal, o biscoito de polvilho é irresistível até mesmo para os nossos amigos de quatro patas. Mas será que realmente é seguro e recomendado para os cães? Para saber mais, continue acompanhando o artigo até o final.
Por que cachorro não pode comer biscoito de polvilho?
Os cachorros não podem comer biscoito de polvilho, pois é rico em sódio, açúcares, conservantes, gorduras e pode ainda causar constipação intestinal grave no animal. Além disso, a fécula de mandioca é feita a partir da fermentação do amiláceo da mandioca secado ao sol, com acidez. Logo, essa combinação pode gerar uma forte queimação no estômago do cão, além do inchaço e produção excessiva de gases.
A mandioca in natura é um excelente alimento para fazer parte da dieta dos pets, mas a fécula de mandioca – principal ingrediente utilizado no biscoito de polvilho – não é recomenda. Em excesso, pode até mesmo gerar constipação nos humanos, agora imagina o que ela pode fazer no estômago dos cães.
E por mais que apenas dois ou três biscoitos de polvilho pareçam inofensivos, eles podem fazer muito mal a saúde do seu cachorro. Então se sua intenção é agradá-lo, lembre-se que no pet shop existem diversos petiscos saborosos e seguros para ele.
E por mais que você já tenha oferecido alguns biscoitos de polvilho para o seu cachorro e nada tenha acontecido imediatamente, é importante também estar atento aos perigos a longo prazo. Por ser rico em gorduras e açúcares, o biscoito de polvilho possui um alto nível de calorias, favorecendo a obesidade e o quadro de diabetes. Logo, o melhor caminho é evitar oferecer esse alimento aos cães, mesmo em que pequenas quantidades. Boa sorte!