Seu cachorro está mordendo demais o rabo? Como tutor, às vezes pode ser difícil distinguir entre uma fase comportamental ou uma condição médica que precisa ser tratada. Se o cachorro está apresentando esse comportamento, é importante ligar o alerta e, para te ajudar a encontrar uma solução para esse problema, aqui está um guia do que fazer nessas situações.
O primeiro passo que você terá que dar é identificar o motivo pelo qual seu cachorro está apresentando esse comportamento, a partir daí você precisará determinar a solução certa para fazê-lo parar de morder o rabo. Para ficar por dentro de todo o assunto, acompanhe até o final!
Por que meu cachorro está mordendo o rabo?
Antes de encontrar uma solução e corrigir a mordedura do rabo, primeiro você precisa entender que essa atitude não é apenas ligado ao comportamento. Existem várias razões possíveis pelas quais um cão começa a morder a cauda mais do que o normal, e identificar a razão certa aumentará significativamente a probabilidade de que o tratamento funcione. Confira as possíveis causas:
Alergias
Assim como os seres humanos, os cães podem ter uma variedade de alergias. Se o seu cão está mordendo o rabo, pode ser porque ele sofra algum desses problemas. No caso dos alérgenos ambientais, os mais comuns incluem mofo, pólen ou produtos químicos domésticos.
Os cães também podem ter alergia alimentar, como a aves, trigo, batatas ou mesmo a alguns tipos de vegetais. Para identificar, o veterinário pode fazer um teste de alergia para ver quais são aquelas que atingem o cão.
Além disso, é comum que o cachorro morda a cauda se estiverem tendo uma reação alérgica a pulgas, carrapatos ou ácaros. Esses quadros geralmente são mais graves quando o pet é mais jovem, geralmente se manifestando entre os três meses e os seis anos de idade.
Produtos, como xampu, também podem causar alergia ao animal. Se eles são alérgicos ao que estão sendo banhados, isso pode causar inflamação, coceira e irritação na pele, levando-os a mordiscar o corpo para aliviar o desconforto.
Estresse e ansiedade
Quando o cachorro começa a se sentir estressado ou ansioso, como quando seu dono sai para trabalhar, ele pode desenvolver comportamentos destrutivos e repetitivos na tentativa de acalmar sua própria ansiedade. Embora muitos cães canalizem essas emoções no ambiente, eles também podem direcionar para o próprio corpo.
Quando não exercitam com frequência, não se envolvem em atividades estimulantes mentais ou não experimentam brincadeiras interativas, o animal tem maior probabilidade em morder o próprio rabo. Esse comportamento também pode ser uma tentativa de chamar a atenção do dono.
Infestações parasitárias
Um cão pode morder o rabo em reação a uma infestação parasitária. Pulgas e carrapatos são uma doença comum para os cães, especialmente durante os meses mais quentes da primavera e do verão. Eles coçam, lambem ou mordiscam o local para tentar se consolar e se livrar do parasita.
Muitos donos optam em oferecer um medicamento oral, um banho medicamentoso ou até coleira medicamentosa para evitar que o pet fique infestado. No entanto, alguns cães são alérgicos à saliva de pulgas ou carrapatos, tornando-os muito mais afetado. Além disso, se um cão está sofrendo de uma tênia, ela pode causar desconforto físico na área ao redor do ânus que o fará roer ou morder o rabo para se livrar do desconforto.
Problema nas glândulas anais
Cães podem morder o rabo devido a uma glândula anal infectada. Nesse caso, outros sinais incluem prisão de ventre (dificuldade para defecar), um odor desagradável na região, ou deslizar (sentar-se e arrastar a bunda pelo chão). Se as glândulas anais forem gravemente afetadas, o cão pode começar a ter pus ou sangue nas fezes.
Curiosamente, as glândulas anais são extremamente importantes para a saúde do cachorro e serve como uma ferramenta social entre eles. Os seres humanos tradicionalmente apertam as mãos quando se encontram, mas um cão secretará fluido de suas glândulas anais que outros cães sentirão. É por isso que eles comumente cheiram as nádegas uns dos outros quando se encontram.
Machucados
Alguns cães podem machucar o traseiro e não alertar o dono. Como consequência, podem começar a mastigar ou morder a área afetada para chamar a atenção para a lesão. Um exemplo que às vezes pode passar despercebido, é o caso de um cachorro com o cóccix fraturado.
Tédio
Assim como os seres humanos, alguns cães desenvolvem hábitos incomuns quando estão entediados. Muitos seres humanos roem as unhas quando estão entediados, balançam os pés ou brincam com os cabelos. Para um cão, essas reações ao tédio podem se manifestar em mordidas no rabo, um comportamento que imita o que os seres humanos chamam de transtorno obsessivo-compulsivo. Isso pode ser prejudicial ao longo do tempo e alguns cachorros podem se machucar ao morder a própria pele.
Desequilíbrios hormonais
Em alguns cães, um desequilíbrio hormonal pode levá-los a morder o rabo. Se o corpo não estiver gerando hormônio tireoidiano suficiente ou se estiver produzindo uma quantidade excessiva de cortisol, o animal corre um risco maior de desenvolver infecções superficiais da pele. Alguns podem desenvolver manchas, falhas na área afetada e por isso, mordem o local para aliviar o desconforto.
Como fazer o cachorro parar de morder o rabo?
Depois de identificar o motivo pelo qual seu cão está mordendo o rabo, o próximo passo é determinar a solução certa para corrigir o comportamento ou tratar o problema subjacente. Confira algumas estratégias para solucionar:
Mudança de comida
Se a causa são alergias alimentares, a solução é determinar quais alimentos estão desencadeando a reação e, em seguida, eliminá-los da dieta do cão. O veterinário pode fazer um teste de sensibilidade alimentar ou alergia para determinar a fonte e recomendar uma dieta especial com base nos resultados. Muitos donos de animais de estimação ficam surpresos com a rapidez com que o comportamento e a pele dos cães mudam, quando eles consomem uma dieta segura.
Eliminar os parasitas
Se o seu cão está mordendo o rabo devido aos parasitas, é vital que você trate a infestação. Existem vários tratamentos disponíveis para pulgas e carrapatos que você pode experimentar com base na recomendação do veterinário. É importante que você lave todos os objetos do cão, limpe a casa e mantenha um tratamento contra pulgas programado para evitar a volta do problema.
Uso de medicamentos
Para uma série de doenças subjacentes diferentes, o veterinário pode recomendar o uso de medicamentos para tratar o problema. Se o seu cão sofre de pele seca e escamosa, que está causando coceira, ele pode precisar de um tratamento tópico ou medicação oral para ajudar a pele a voltar ao normal.
Se o seu cão está sofrendo de um ponto quente, ele pode precisar de uma solução tópica para ajudar a aliviar a coceira e um antibiótico para prevenir a infecção. No caso de uma resposta alérgica ou infecção de pele, ele pode precisar de antibióticos, esteróides ou produtos anti-coceira para ajudar a dar-lhes o alívio de que precisam para parar de morder o rabo.
Lidando com o tédio ou a ansiedade
Alguns cães podem agir mal porque estão entediados ou ansiosos. Nesses casos, é importante certificar-se de que ele receba exercícios, estímulo mental e afeto suficientes. Comportamentos destrutivos geralmente diminuem quando todas as necessidades do seu cão são atendidas. Além disso, também é importante treinar o pet para direcionar sua mastigação para brinquedos ou ossinhos.
É importante corrigi-lo!
Se o cachorro está exibindo um comportamento compulsivo, como morder a cauda, é importante que você intervenha e tome medidas conscienciosas para desencorajá-lo desse comportamento. Isso pode significar usar um spray amargo no local ou colocá-los em uma coleira que não permita que mordam os pontos de coceira.
É vital que você use a repetição “não” para o seu cão quando ele estiver exibindo um comportamento que precisa ser interrompido. Você também pode usar o reforço positivo para incentivá-los a não morder o rabo, por exemplo. Embora o tratamento não seja igual para todos os cães, todas as soluções precisam ser implementadas de forma consistente para que sejam eficazes. Certifique-se de seguir em frente até que o comportamento seja corrigido.