Você tem um cachorro que não consegue ficar longe de você nem por um minuto? Cada vez que você se vira, lá está ele, com aqueles olhos esperançosos, exigindo atenção? Ele chora quando você o deixa? Parece ser manhoso quase 24 horas por dia? Por mais fofo que pareça ser esse comportamento, é preciso corrigi-lo.
Às vezes, o comportamento manhoso não é tão problemático e você apenas aprende a conviver com ele. Em outros casos, porém, um cão carente pode desenvolver crise de ansiedade por separação ou assumir o controle de toda a sua vida. Então, o que causa isso e como você pode lidar com um cachorro manhoso? Acompanhe para descobrir!
Cachorro manhoso pode ser comum
Praticamente qualquer cachorro, às vezes, pode ser carente e muito manhoso, mas não é porque é algo comum que necessariamente é correto. Além disso, nem sempre é fácil identificar o comportamento como sendo um “padrão”. A carência pode ser leve e esporádica, e algo fácil de se conviver (nesse caso, não é realmente um problema). Por outro lado, pode ser constante e muito irritante, afetando também a saúde mental e física do cachorro. Isso pode fazer com que ele se torne um animal ansioso e carente. Então, como o comportamento começa? E o que você pode fazer se aumentar?
Causas do comportamento de cães carentes
Normalmente, quando um cachorro está carente, é porque ele não está sendo fisicamente ou mentalmente estimulado, está entediado ou nervoso. De qualquer forma, o cachorro precisa de algo para se distrair que não seja apenas a companhia e presença da família.
O problema pode aumentar quando donos de cães, inadvertidamente, reforçam o mau comportamento do animal. Se seu cachorro está carente e você responde a isso acariciando-o, falando com ele como um bebê e dando-lhe guloseimas, ele simplesmente aprenderá que, quando estiver exibindo um comportamento carente, conseguirá o que quer e seguirá agindo dessa forma.
Os cães são perfeitamente capazes de elaborar suas ações de forma a obter os resultados que desejam. Eles sabem que você vai acabar cedendo diante a um olhar suave ou latidos. Por isso, é necessário ser firme e resistir na maioria das vezes.
O que fazer diante de um cachorro manhoso?
Se o seu cão choramingar e chorar por 10 minutos, e você não pegá-lo no colo ou lhe dar um petisco, ele aprende que o comportamento não resulta em recompensa e vai acabar parando com o tempo. Mas é importante ser firme, não adianta resistir os primeiros 15 minutos, por exemplo, e acabar cedendo no final. Se resistir a manha dele é algo complicado, opte por ficar longe.
Ao ceder, o peludo vai aprender que ele deve persistir por mais tempo até conseguir o que deseja. É chamado de “condicionamento operante”, ou seja, um animal aumentará qualquer tipo de comportamento que resulte em algo que ele vê como um resultado positivo. Também significa que um animal irá interromper qualquer tipo de comportamento, em algum ponto, que cause desconforto ou simplesmente resulte em nenhuma recompensa.
O problema é que a maioria das pessoas não lidam com comportamentos indesejáveis, até que eles se tornem constantes e tardios. Portanto, nesses casos, você precisa solucionar imediatamente ao primeiro sinal. Na maioria das vezes ocorre quando ele ainda é filhote.
Mas é realmente um problema um cão manhoso? Sim! Pois esse comportamento dá a liberdade para que o animal acabe te controlando na maioria das situações. Além disso, a manha acaba reforçando uma dependência do cãozinho ao tutor, fazendo com que a relação não seja saudável. Caso a manha do seu cachorro já esteja em um nível muito avançado, busque ajuda de um adestrador e consulte um veterinário para que ele possa fazer o uso de florais. Boa sorte!