As orelhas caídas em cães são uma característica encantadora e distintiva que adiciona um toque especial à aparência de muitas raças caninas. Além de serem simplesmente adoráveis, as orelhas caídas servem a propósitos importantes na vida do cão, influenciando sua audição, comunicação e até mesmo seu comportamento.
A presença de orelhas caídas em certas raças também pode estar relacionada a fatores genéticos, históricos e funcionais, proporcionando uma variedade de razões intrigantes para a existência dessa característica. Explorar as raças de cachorros com orelhas caídas não apenas nos permite apreciar sua beleza e charme, mas também nos oferece insights fascinantes sobre a evolução e diversidade do mundo canino.
As orelhas de cachorro vêm em três variedades principais: flexíveis, pontudas e longas. Os cães de orelha longa chamam muita atenção por conta do aspecto fofo e amigável que acabam tento por conta dessa característica. E existem uma boa variedade de raças com as orelhas caídas, você sabia? Além disso, existe um motivo específico para os cães terem desenvolvido essa característica. Ficou curioso? Continue acompanhando o artigo!
10 raças de cães com orelhas caídas
Dálmata
Quando o assunto são os dálmatas, as suas manchinhas pretas pelo corpo acabam chamando mas atenção do que suas orelhas caídas. Esse peludo é um cão que se destaca também pela personalidade afetuosa e inteligente, sendo um excelente pet para famílias com crianças.
No entanto, ele precisa de sociabilização para conviver bem com pessoas desconhecidas.
Saluki
Além de ter orelhas longas, o saluki é uma das raças de cães mais antigas conhecidas pelo homem, acredita-se que ele existe há mais de 6.000 anos. Para se ter uma ideia, esses cães são retratados em escrituras antigas, cerâmicas e até em tumbas egípcias.
E os saluki são um pouco tímidos mas amam a companhia humana. No entanto, eles não são muito bons em demonstrar afeto, mas são cães muito calmos e gentis.
Dachshund
Embora não possuam as orelhas mais compridas quando comparado a outros cães, os dachshunds são muito populares devido à sua aparência fofa e divertida.
Criados originalmente para caçar lebres e texugos, eles possuem alto nível de energia, mas também são muito amorosos, sendo uma ótima companhia para toda a família. Ele tende a ser um pouco cauteloso com estranhos e estão sempre prontos para uma boa soneca.
Cocker Spaniel
Esse cãozinho é bastante popular e querido em território brasileiro. Além disso, os cocker spaniels são conhecidos por seu temperamento gentil e amoroso, mas sempre prontos para uma aventura divertida. A raça responde muito bem ao adestramento positivo e está sempre pronto para um desafio.
É por isso que se destacam em cursos de treinamento e obediência.
Cavalier King Charles Spaniel
O cavalier king se destaca quando o assunto é a aparência. Esse cãozinho é elegante, delicado e muito fofo, atraindo diversas pessoas.
Mas sua personalidade também encanta, o cavalier king é um animal muito gentil e que está sempre disposto a amar toda a família, fazendo de tudo para agradar os tutores. Sua atitude amigável é imediatamente contagiosa e é difícil não sorrir na presença deles.
Bloodhound
Semelhante ao basset hound, o bloodhound ou cão de santo humberto são incrivelmente afetuosos, amorosos, um pouco bobinhos e também muito teimosos. O treinamento pode ser difícil, mas eles são especialmente sensíveis a repreensões.
Portanto, é necessário um alto nível de paciência, pois brigar com esse cãozinho só irá afastá-lo. E embora sejam teimosos com o treinamento, eles estão sempre ansiosos para agradar seus donos com os dons que possuem.
Coonhound
O coonhound também é conhecido pelo seu olfato apurado e o poderoso e instinto de caça, por isso, ele também acaba precisando gastar altos níveis de energia diariamente. Mas mesmo sendo caçadores por instinto, eles também são um companheiros amorosos e adoram relaxar e brincar com a família.
Semelhante ao basset hound, esta raça é muito teimosa e independente. Um dos principais desafios é prender a atenção deles, pois muitas vezes eles se distraem com os cheiros ou com o ambiente, por isso você precisa ser um tutor paciente e experiente para lidar com o coonhound.
Beagle
Sendo considerado um dos melhores cães farejadores do mundo, o beagle chama atenção pelas suas orelhas e também pelo seu porte forte e musculoso, mesmo sendo um cão de tamanho médio. Eles são uma raça de trabalho e caça, por isso, precisa de altos níveis de exercícios.
Além disso, eles foram treinados para latir alto para alertar seus donos sobre presas ou perigo, logo, esteja preparado para lidar com essa característica.
Basset Hound
Extremamente popular na Inglaterra, o basset hound já apareceu em alguns desenhos e filmes da Disney, como a “A Dama e o Vagabundo”. Além disso, essa raça é uma referência quando o assunto são cães de orelha caída e comprida.
Esses peludos são companheiros de toda a família e possuem traços de personalidade divertidos e marcantes. Embora sejam farejadores muito talentosos, eles também são dotados de teimosia, por isso, seja paciente caso esteja considerado ter um em casa.
Afghan Hound
Bonito e elegante, o afghan é uma raça única com qualidades exóticas que alguns donos adoram, como por exemplo, sua pelagem bonita e estilosa. Além disso, suas orelhas longas podem ser ainda bastante exageradas, fazendo com que os pelos da cabeça aparentem ser ainda mais longos.
O afegão é uma raça emocionalmente sensível, mas com uma personalidade muito independente, logo, ele vai querer a companhia da família, mas também gosta da sua individualidade.
Por que os cães têm orelhas caídas?
Os cães farejadores como o basset, o bloodhound e os coonhounds, por exemplo, são famosos por suas orelhas caídas e flácidas. Mas essa característica presente nesses pets não é apenas uma coincidência. A teoria principal é que suas orelhas estão mais baixas para ajudar a levar os cheiros em direção ao nariz, tornando esses cães excelentes farejadores.
E uma das raças que mais prova essa teoria é o beagle, considerado o melhor cão farejador do mundo.
Além disso, orelhas caídas também ficam muito próximas ao solo, principalmente quando os cães estão deitados, agitando quaisquer partículas de cheiro aprisionadas para que possam continuar rastreando cheiros por distâncias excessivamente longas.
Os criadores começaram a perceber isso há muitos anos atrás e por isso, começaram a fazer o cruzamento entre cães de orelha longa, surgindo diversas raças com essa característica, como o cocker spaniel.
Como cuidar das orelhas caídas?
Cães com orelhas caídas possuem a facilidade de desenvolver doenças auditivas e também acúmulo de fungos e sujeira. Mas a melhor forma de prevenir todos esses problemas, é por meio da limpeza. Para fazer a higienização, é importante utilizar algodão e produtos específicos.
No pet shop você consegue encontrar limpadores de orelha que conseguem remover toda a sujeira e prevenir fungos e bactérias. O algodão deve ser utilizado apenas na parte de fora da orelha, jamais introduza-o dentro do canal auditivo do animal.
Outro cuidado importante é que após o banho, o tutor deve secar delicadamente as orelhas dos cães, pois se elas ficam úmidas, fungos e mau cheiro podem acabar aparecendo com muita facilidade.
E além da limpeza, leve o seu cãozinho de orelhas cumpridas com frequência ao veterinário para que uma avaliação seja feita. Por ter essa característica, podem dificultar a percepção fácil de doenças e até mesmo da sujeira, logo, esteja sempre atento!