Assim como ocorre com os humanos, os cães passam a desenvolver alguns problemas a medida em que vão se tornando mais velhos, como a incontinência urinária. Esse é um quadro que ocorre quando o cachorro não tem mais controle sobre a própria bexiga e não consegue controlar o xixi, logo, o pet acaba urinando em locais inapropriados.
Infelizmente, não existe cura para a incontinência urinaria, mas existem algumas soluções que podem ser tomadas pelo tutor, como o uso de fraldas, por exemplo. Tudo vai depender do nível de gravidade do quadro. E se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o nosso artigo até o final.
Quais são as causas da incontinência urinária em cães?
Existem mais de dez possíveis quadros que podem levar o cachorro a desenvolver a incontinência urinária, logo, é muito importante que o animal seja levado até o médico veterinário para que alguns exames sejam realizados. Os exames necessários para confirmar a incontinência urinária são o ultrassom, radiografia e o exame de urina.
Entretanto, é importante ressaltar que é bastante incomum um cachorro com menos de cinco anos de idade apresentar o problema, mas pode ocorrer. Abaixo listamos as principais causas da incontinência urinária em cães. Confira:
- Infecção urinária;
- Diabetes;
- Doenças renais;
- Excesso de ingestão de líquidos;
- Cálculo renal e hérnia de disco;
- Síndrome de disfunção cognitiva;
- Medicamentos em excesso para tratar algum outro quadro;
- Efeito colateral de algum medicamento;
- Lesão ou degeneração na coluna vertebral;
- Desequilíbrio hormonal;
- Distúrbios anatômicos;
- Doenças na próstata;
- Estresse.
Além disso, cães castrados possuem uma maior chance de apresentarem a incontinência urinária. Isso ocorre, porque hormônios como estrogênio e testosterona reduzem drasticamente após a realização da cirurgia. Esses hormônios se tratam de substâncias responsáveis por tonificar os músculos do esfíncter – aqueles que controlam a passagem da urina pela uretra. Com isso, a ação de fazer xixi fica comprometida e o corpo do animal já não tem mais o mesmo controle da urina como antes.
Há ainda as raças mais propensas a desenvolverem incontinência urinária, são elas:
Sintomas da incontinência urinária canina
Alguns dos principais sinais que o cão está com incontinência urinária são o gotejamento da urina por toda a casa, a lambedura em excesso da região da vulva e do pênis e principalmente o xixi fora do lugar. Esse problema, se agravado, pode se estender a outros órgãos, como bexiga, rins e pele onde cai a urina, provocando infecções sérias quem podem prejudicar ainda mais a qualidade de vida do cachorro. Além disso, o ambiente em que o pet costuma dormir pode também ter xixi e, mesmo que não seja em grande quantidade, é importante ficar atento com esses indícios e a higienização.
O que fazer?
Infelizmente não existe cura para a incontinência urinária e os tratamentos vão depender da causa do quadro, logo, apenas um médico veterinário saberá como proceder com o seu cachorro. Em alguns casos, principalmente nos mais avançados, medicações podem ajudar o cão a controlar melhor a vontade de fazer xixi.
Além disso, existem também terapias hormonais para fortalecer os músculos da bexiga para que assim o cãozinho consiga controlar o fluxo de urina. Para os casos de pedras nos rins e anomalia congênita, o profissional pode recomendar a cirurgia como solução.
O mais importante quando a incontinência urinária ocorre, é levar o animal o mais cedo possível até o médico veterinário. Quando descoberto cedo, o cachorro ainda tem um controle da bexiga e isso pode ser fortalecido, já quando o animal pede total controle do órgão, a única solução será o uso de fraldas. Por esse motivo, sempre mantenha em dia exames de rotina, afinal, essa é a melhor maneira de prevenir a incontinência urinária canina e também uma série de outros problemas. Boa sorte!