Existem vários problemas e doenças que podem afetar os animais, algumas são mais graves do que outras, mas a maioria pode criar uma ameaça séria à saúde se não for cuidada de forma adequada.
Se o seu cachorro não está conseguindo urinar ou está com dificuldades, pode indicar que ele está sofrendo de algum problema que afeta o sistema urinário.
Esse problema pode acontecer tanto nos machos quanto nas fêmeas, de qualquer idade, porte e raça e muitas vezes apresentam sintomas silenciosos. Existem diversos fatores que podem levar os cachorros a não urinarem.
O que fazer se o cachorro estiver com dificuldade de fazer xixi?
Se o seu cachorro está com dificuldade para urinar e está sentindo dor, vomitando ou não querendo comer, procure um veterinário o mais rápido possível pois isso pode se tratar de uma emergência e o caso pode ser mais grave do que aparenta ser.
Devemos saber que alguns casos a dificuldade para urinar, pode ser ocasionada por fatores comportamentais enquanto em outros pode ser por motivos fisiológicos. A eliminação adequada da urina é importante para evitar o acúmulo de toxinas, que podem ter consequências negativas para o organismo do animal.
Para um diagnóstico correto é imprescindível recorrer ao médico veterinário, assim que perceber sinais de problemas. O especialista é capaz de indicar se o problema é algo comportamental ou fisiológico.
Como saber se o cachorro está com dificuldade de urinar?
O primeiro passo para identificar se o cãozinho não está fazendo xixi como deveria é observá-lo. Essa é a principal atitude que o tutor deve estar sempre atento.
O cachorro com dificuldade de urinar demonstra alguns sintomas. Você pode perceber se ele está andando curvado, com as pernas abertas, sentindo dor e chorando no momento de fazer xixi. E ainda, fazendo muito esforço para urinar, com o abdômen inchado e com dor ao tocar alguma parte do seu corpo.
Observe atentamente durante o dia e caso perceba se ele urinou durante este período, caso o animalzinho não tenha urinado em nenhum momento do dia, ou menos que o normal este é um sinal de que seu cachorro pode estar tendo problemas em fazer xixi. O mesmo vale quando ele apresenta dor ao urinar, latindo ou gemendo.
Outro comportamento comum do animal, quando está com dificuldade de urinar, é fazer repetitivamente o movimento que faz para urinar (como levantar a perna) e não ter sucesso na tentativa. Quando o cãozinho passar a urinar em pouquíssima quantidade várias vezes durante o dia ou passeios é mais um sinal para ficar em alerta.
Outro ponto que pode ajudar na identificação, é quando o animal passa a urinar em pequenas quantidades, várias vezes durante o passeio ou durante o dia. Este se torna um alerta, quando o cãozinho não tinha este hábito e passa a ter repentinamente.
Algumas situações devem ser percebidas com mais atenção, elas ajudam a identificar problemas urinários mais graves:
- Urina com sangue;
- Xixi com mais odor que o normal;
- Choros e latidos no momento de urinar
- Lambedura em excesso na região genital;
- Febre e inchaço;
- Perda de apetite.
Assim como nos humanos, a idade avançada pode trazer diversos problemas de saúde. É comum que os cachorros idosos apresentam mais problemas urinários, por isso é importante estar sempre atento aos sinais do seu animalzinho.
Quando a dificuldade para urinar é apenas comportamental, basta ensinar o seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo. Para isso, você pode treinar o animalzinho com técnicas de adestramento e oferecer petiscos quando ele urinar corretamente no espaço destinado.
Quais cuidados ter com o cãozinho com dificuldade de urinar?
Para prevenir que a dificuldade para urinar cause uma infecção urinária é importante que o cãozinho tenha sempre acesso a água limpa e fresca para beber com frequência, além de uma dieta sempre balanceada.
A infecção urinária em cães é um problema frequente, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), geralmente é causada por bactérias, mas também pode acontecer devido a presença de fungos e vírus no organismo do animal. Um dos primeiros sintomas da doença pode ser a dificuldade para urinar.
É importante também que o animal consiga ter o meu espaço e momento para a sua higiene. Outro cuidado é fornecer a alimentação adequada, assim como os petiscos, evitando os que são ricos em sódio.
É importante saber que jamais você deve automedicar o seu animalzinho. Qualquer sintoma ou comportamento anormal precisa ser analisada por um profissional. Muitas doenças podem ser prevenidas e eliminadas com uma simples consulta ao veterinário. Só o profissional veterinário poderá indicar o tratamento adequado para o seu animalzinho.