Cachorro com a língua de fora: 6 motivos para esse comportamento dos cães

Colocar a língua para fora é um comportamento comum dos cães, mas em alguns casos, é preciso ter mais atenção. Veja!

Pug com a língua para fora

Você provavelmente já notou que seu cachorro mostra a língua em várias situações diferentes. Eles fazem isso por diversas razões e a maioria delas envolvem expressar sentimentos, ou até mesmo pode indicar um problema médico que requer atenção profissional.

E para te ajudar melhor a interpretar o que está levando o cãozinho a ficar com a língua de fora, separamos os principais motivos e o que você deve fazer a respeito. Confira!

Por que os cães colocam a língua para fora?

1. Calor

Se o cão está com a língua para fora, acompanhada do que parece um sorriso e uma respiração pesada, isso significa que ele está ofegante e com calor. Ofegar é um processo natural que mantém os cães resfriados em altas temperaturas e é semelhante à forma como os humanos suam, embora os cães também tenham glândulas sudoríparas nas patas.

No entanto, fique atento com a desidratação. Se o animal estiver ofegando muito e em um ambiente quente, como sob sol direto ou em um local abafado, leve-o para a sombra ou ar-condicionado para resfriar a temperatura corporal e certifique-se de que ele tenha bastante água. E neste caso não, infelizmente o seu cãozinho não está sorrindo para você, ele está apenas com muito calor.

2. Excitação ou estresse

Se o cachorro está com a língua para fora e respirando pesadamente, mas não há razão para ele estar com calor, então ele provavelmente está animado ou nervoso.

Talvez ele mostre a língua e ofegue quando você se aproxima dele com um petisco ou quando chega em casa depois do trabalho e ele o cumprimenta na porta. Isso é perfeitamente normal e nada para se preocupar. Seu cão também pode ofegar assim quando encontra outro cão ou pessoa pela primeira vez ou quando vai ao veterinário.

3. Conforto

Alguns cães costumam colocar a língua para fora quando estão dormindo ou extremamente relaxados. Se ele mostra a língua enquanto você está esfregando a barriga ou acariciando-o, isso não significa que ele está com falta de ar, mas que está se sentindo incrivelmente confortável, além de ser um sinal de confiança. A língua do cachorro para fora é um sinal de que ele se sente seguro e confortável perto de você e se ele também estiver de barriga para cima, você pode ter certeza que está muito bem.

4. Síndrome da Língua Pendurada

A síndrome da língua pendurada é bastante autoexplicativa. Isso significa que a língua do cachorro quase sempre sai da boca sem nenhum motivo. Cães menores e raças braquicefálicas, ou seja, cães com rosto achatado, são mais propensos a essa condição, pois a língua pode ser muito grande para o tamanho da boca ou a mandíbula tem um formato que não a suporta.

No entanto, cães de qualquer tamanho podem ter uma sobre-mordida que causa a síndrome da língua pendurada, e o cachorro pode desenvolver essa condição mais tarde na vida, conforme envelhece. A síndrome é geralmente o resultado da genética e não é um sintoma de nenhum problema de saúde maior.

Outra razão que um cão pode desenvolver essa condição, além da genética, é porque seus dentes apodreceram ou foram extraídos devido à falta de cuidados bucais. A coisa mais importante a lembrar sobre cães com Síndrome da Língua Pendurada é que eles precisam ter acesso à água o tempo todo, porque sua língua está sempre seca por ser exposta ao ar e não ser hidratada pela saliva.

5. Problemas neurológicos

Se o cachorro desenvolver repentinamente a Síndrome da Língua Pendurada sem nenhum motivo claro, juntamente com outros comportamentos estranhos, isso pode muito bem ser um sintoma de um problema neurológico. Neste caso, leve-o ao consultório veterinário imediatamente.

6. Medicamento

Se você acabou de dar ao cão um novo medicamento e a língua dele está sempre de fora, isso pode ser um efeito colateral do medicamento. Converse com o veterinário sobre isso e veja se a dosagem precisa ser ajustada ou a medicação precisa ser alterada.

É sempre melhor prevenir do que remediar no que diz respeito à saúde dos cães. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar um profissional para o diagnóstico adequado.

Comentários