Ter um cachorro bagunceiro em casa pode ser uma experiência divertida e animada, embora às vezes desafiadora. Esses cães são conhecidos por sua energia inesgotável, espírito brincalhão e uma propensão para explorar e se meter em travessuras.
Embora possam testar a paciência de seus proprietários com suas brincadeiras e comportamentos travessos, sua natureza animada e alegre pode trazer muita diversão e alegria para o lar. Para muitas pessoas, ter um cachorro bagunceiro é uma oportunidade de criar laços fortes e compartilhar momentos inesquecíveis repletos de risadas e aventuras.
Nesse artigo, separamos 10 raças que dão trabalho para os donos no quesito bagunça. Seja por ter uma personalidade mais extrovertida ou pela teimosia da hora de aprender as regras, os peludos a seguir não são muito fãs de disciplina. Confira e divirta-se!
Staffordshire Bull Terrier
O staffordshire é uma raça gentil e afetuosa que adora passar tempo ao lada da família, além de ser um cão que se dá bem com crianças de todas as idades. Contudo, esse apego pode se transformar em ansiedade por separação quando passa muito tempo longe do tutor e, consequentemente, em comportamentos destrutivos.
Além disso, é teimoso na hora do adestramento, pois gosta de fazer as coisas do seu próprio jeito. O staffordshire também costuma ter hábitos como cavar e mastigar em excesso, portanto o tutor deve estar atento para que ele não fique muito bagunceiro.
Cocker Spaniel Inglês
Essa raça é divertida e extrovertida, sempre com muita energia e pronta para todo tipo de brincadeiras. Mas, apesar do carisma do cocker spaniel, ele também tem uma personalidade forte e muito protetora, o que pode resultar em comportamentos territoriais em excesso e problemas para se relacionar com outros animais.
Por isso, o tutor deve se dedicar ao adestramento, socialização desde filhote e não se esquecer das atividades físicas, para manter esse peludo sempre ativo e gastando energia com coisas boas, ao invés da bagunça.
Bulldog Inglês
Além de adorar companhia e atenção por parte de sua família humana, o bulldog inglês também precisa de dedicação na hora de seu treinamento. Esse querido cão preguiçoso pode ser muito teimoso e demorar a aprender truques e regras, sendo assim, o tutor deve ser paciente e investir em treinos constantes para evitar que ele desenvolva hábitos bagunceiros.
Contudo, o bulldog é totalmente capaz de aprender e os ensinamentos também serão úteis para corrigir a desconfiança com estranhos e a proteção em excesso com a família.
Beagle
O exemplar de beagle não é nada fácil de treinar. Não por não ser capaz de aprender, mas por ser muito teimoso. Ele é muito curioso, explorador e tem energia de sobra, sendo um ótimo companheiro para aventuras.
Porém, mesmo que o tutor incentive brincadeiras e exercícios físicos, esse pequeno cão farejador pode dar muito trabalho na hora de aprender as regras da casa e se tornar bastante bagunceiro. Para evitar situações desagradáveis, ele precisa de tutores e adestradores firmes desde filhote.
Jack Russell Terrier
Apesar de ser muito carinhoso e fiel, o jack russell tem um instinto aventureiro que o faz ser muito ativo. Ele adora correr, pular e explorar novos ambientes. Dessa forma, esse peludo é muito seguro de si, está sempre alerta e defende com muita valentia seu território.
Na hora do treinamento, é importante que o tutor faça que ele baixe um pouco a guarda e entenda quem é o líder, para que não se torne bagunceiro, desobediente ou desafiante na fase adulta.
Setter Irlandês
O setter irlandês tem muita energia e precisa de atividades que estimulem seu corpo e sua mente. Quando a rotina de exercícios e atividades é muito baixa, ele fica entediado e frustrado, o que gera mau comportamento e bagunças como resposta.
Na hora do treinamento, esse peludo não demonstra dificuldade para aprender, contudo, a pressa para se divertir pode fazer com que ele seja desatento e atrase um pouco o processo. Ele não é exatamente desobediente, mas sua prioridade é sempre a diversão, deixando a disciplina de lado às vezes.
Border Collie
Conhecido como o cão mais inteligente do mundo, o border collie adora aprender novos truques e participar de diversas atividades. Mas essa inteligência faz com o que a raça precise não só de muitos estímulos físicos, mas também mentais.
Assim, o border collie não se contenta somente com caminhadas, ele também precisa de jogos que o mantenham mentalmente ativo. Quando o tutor não investe tempo nisso, o peludo pode se mostrar bastante travesso e bagunceiro.
Bull Terrier
O bull terrier precisa de um tutor dedicado e paciente, pois pode ser um cão teimoso na hora de aprender regras e truques. A raça é muito ativa, carinhosa e devota à família humana, então o tutor deve estar preparado para lidar com algumas teimosias, mas também com um cão cheio de amor.
A socialização ainda filhote também fará bem a esse peludo, evitando a bagunça, desconfiança e territorialismo em excesso.
Labrador
O labrador é bastante equilibrado e inteligente, também conhecido por ser muito dócil e amável. Contudo, esse peludo tem muita energia para gastar e precisa de um tutor com disposição para muitos passeios e brincadeiras ao longo do dia, para que ele não se torne muito bagunceiro.
Quando se sente entediado, o labrador pode se tornar barulhento e destruidor, mastigando e roendo tudo o que encontrar pela frente.
Chow Chow
O chow chow é famoso por ser confiante e um cão territorialista. A raça é muito independente e tem tendência a desprezar as regras e fazer o que bem entender. Esse peludo gosta de se sentir livre e pode ser bastante teimoso na hora do treinamento.
Por outro lado, o chow chow é muito fiel ao tutor e, se receber a educação correta, aprenderá a ser menos dominante e rebelde.