O nome original da raça que hoje conhecemos como boiadeiro de berna é berner sennenhund, mas também já foi chamada de bernese moutain dog e de boiadeiro bernês. A raça surgiu nos anos de 1900 na cidade de Berna, atual capital da Suíça, e é o cão mais famoso de origem sueca.
Os primeiros exemplares do boiadeiro eram utilizados como cães de guarda, além de ajudarem na condução do gado em fazendas como cães pastores. Poucos anos depois, ganharam espaço não só dentro dos lares, como também em exposições de cachorros, se tornando famosos no mundo todo.
Em 1937, o American Kennel Club reconheceu o boiadeiro de berna no grupo de cães trabalhadores. Conheça mais sobre essa raça incrível!
Características do boiadeiro de berna
O boiadeiro de berna é um cachorro grande e musculoso, que atinge até os 70 centímetros de altura e pesa até 55 quilos. Suas orelhas são naturalmente caídas, mas não muito grandes. Os olhos são escuros e dão sempre um ar de serenidade ao cão.
A pelagem do boiadeiro de berna é dupla e longa, podendo ser lisa ou ondulada. Seu pelo tricolor se apresenta sempre nos tons de preto e castanho, com partes brancas no pescoço, pastas e cauda. Devido à vasta pelagem, o boiadeiro é um cão que perde muito pelo, principalmente na primavera e no outono.
Personalidade do boiadeiro de berna
O boiadeiro de berna é muito amigável, manso, um cão fácil de conviver, não é agressivo e nem territorialista. Entretanto, não se dá bem em lares pequenos, afinal ele precisa de espaço, para praticar um pouco de exercício físico.
Não é das raças mais agitadas, mas gosta de gastar energia brincando com o tutor, fazendo desafios e atividades em que possa puxar objetos, de preferência ao ar livre.
O boiadeiro de berna é muito companheiro e um cachorro inteligente, por isso seu treinamento é fácil e ele tende a ser obediente. Não late em excesso e não é destruidor, mas por outro lado, não lida bem com a solidão.
A raça pode se mostrar tímida com estranhos, mas só precisa de tempo pra se acostumar. O boiadeiro de berna se dá muito bem com crianças e até mesmo com outros animais, desde que a socialização seja devidamente feita.
Como é a saúde do boiadeiro de berna?
Alguns cuidados básicos com a saúde do cão da raça são a limpeza das orelhas para evitar infecções, cortar as unhas, para não causar ferimentos e, apesar de não ser um cão que baba muito, é necessária a frequência de escovação dos dentes para evitar acúmulo de bactérias e tártaro.
Se a escovação dos pelos for frequente, o intervalo entre os banhos pode ser maior do que o de outras raças, entretanto, o boiadeiro de berna precisa de outras alternativas para se refrescar. Já que foi criado em regiões frias, ele se adapta melhor a temperaturas mais baixas e pode sofrer insolação por conta de sua pelagem. Fique atento!
Algumas doenças que podem afetar o boiadeiro de berna são:
- atrofia progressiva da retina, que, eventualmente, deixa o cão cego;
- torção gástrica, que deixa a barriga do cão inchada, entre outros sintomas, que pode ser fatal se não for diagnosticado rapidamente;
- doença de Von Willebrand, que causa problemas de coagulação sanguínea.
Além dessas, as doenças ortopédicas são muito comuns nos cães de grande porte, principalmente a displasia de anca – ou displasia coxofemoral – que pode acometer o boiadeiro de berna, causando dor e dificuldade na locomoção.
Infelizmente a expectativa de vida do boiadeiro de berna é curta, geralmente entre 6 e 8 anos. Mas como um bom tutor, é possível contribuir para uma vida mais saudável e quem sabe mais longeva.
Curiosidades sobre o boiadeiro de berna
1. Quase extinto
Apesar de ser originalmente um trabalhador muito esforçado, o boiadeiro de berna quase foi extinto no século XX, quando chegaram novas tecnologias e meios de transporte no campo.
2. Rankings
No ranking de inteligência canina de Stanley Coren, o boiadeiro de berna aparece em 22º lugar ao lado do pastor belga. Já na classificação de cachorros mais populares no Brasil, ele ocupa a posição número 41.
3. Garoto propaganda
Em 2012, a Havaianas lançou uma propaganda em que um boiadeiro de berna participou como cão do ator Cauã Reymond. O Bolota, como foi chamado, roubou a cena sendo um cão travesso.
Boiadeiro de berna: preço
O filhote de boiadeiro de berna custa entre R$2.500,00 e R$5.000, dependendo do canil de origem. Sendo uma raça competidora em exposições, os descendentes de campeões também podem influenciar no valor.