Aqueles que já conviveram com um american staffordshire terrier, também conhecido como Amstaff, concordam que esse cãozinho é repleto de qualidades.
Além de um grande guardião, que sabe como facilmente conquistar um lugar no coração do tutor, esse cãozinho pode ser extremamente companheiro, leal e amigável. Cheio de autoconfiança, essa raça tende a ser extremamente inteligente e precisa de um tutor com pulso firme para poder lidar com a sua teimosia.
Se você tem interesse em saber mais sobre a raça, este artigo vai te ajudar. Ao longo do texto vamos mostrar todas as características, curiosidades e também o preço do american staffordshire terrier no Brasil. Para ficar por dentro, acompanhe até o final. Vamos lá!
Como o American Staffordshire Terrier surgiu?
Embora seja um cão descendente de antigas raças inglesas, como o buldogue ou o staffordshire bull terrier, o american staffordshire terrier é considerado uma raça genuinamente americana, pois acabou por se desenvolver nos Estados Unidos.
Os primeiros cães da raça chegaram na América do Norte em meados do século 19, com colonos em busca de fortuna e usavam esses cães para se proteger no novo território.
No início já pertenciam ao grupo dos pitbulls, e já no século 20, os cães dessa raça tornaram-se uma das variedades preferidas do público norte-americano, mesmo com a fama de serem cães bravos e agressivos.
Atualmente são muito valorizados em todo os Estados Unidos, sendo tidos não apenas como grandes companheiros mas também como membros das forças de segurança e até mesmo nos esportes.
Características do American Staffordshire Terrier
O american staffordshire terrier costuma ter um corpo bastante forte e musculoso. Medindo cerca de até 48 centímetros e pesando cerca de até 31 quilos, eles são consideravelmente mais altos e mais esguios do que seus “primos”, os ingleses Staffordshire.
O dorso do American Staffordshire Terrier é curto e musculoso, o tórax é profundo e largo. O crânio dessa raça costuma ser largo, com bochechas musculosas, um focinho com mandíbulas poderosas e uma testa larga. O nariz é sempre preto e os olhos são redondos e bastante escuros.
Quanto a pelagem, costuma ser curta e muito brilhante, com tons de preto, marrom, branco, cinza, creme, castanho ou uma mistura de todas essas cores.
Personalidade do American Staffordshire Terrier
O American Staffordshire Terrier gosta muito da companhia humana, o que o torna um excelente cão para toda a família. Esse peludo costuma ter um perfil equilibrado e vai querer acompanhá-lo quando você sair para dar uma caminhada ou se aconchegar ao seu lado se estiver assistindo seu programa favorito na televisão. Eles são extremamente afetuosos e podem enchê-lo de lambidas em poucos segundos quando você voltar para casa.
Com crianças, o American Staffordshire Terrier é muito tolerante, especialmente se ele crescer ao lado delas. No entanto, é importante estar atento que estamos falando de um animal forte, logo, é importante estar sempre atento na brincadeira deles com os pequenos.
Com outros cães, o relacionamento é geralmente difícil. Devido à sua herança de cães de luta, tende a ser um cachorro territorialista. Também não é recomendado que vivam com outros tipos de pet, pois podem vê-los como presas.
A solidão não é opção para eles. Esses cães não gostam de ficar sozinhos e demonstram isso latindo, cavando buracos no jardim, destruindo plantas ou mordiscando seus sapatos favoritos. Por isso, se pretende ter um American Staffordshire Terrier em casa, pense quantas horas do seu dia você poderá dedicar a ele.
Curiosidades sobre o American Staffordshire Terrier
São proibidos em alguns países
O american staffordshire terrier é considerado perigoso e agressivo pela legislação espanhola, logo, muitas pessoas são proibidas de criar a raça em diversos países da Europa. No entanto, eles tendem a ser muito amigáveis e confiáveis com os humanos, basta que sejam criados da maneira certa. Quando são socializados e treinados, eles não representam ameaça.
Um cão sargento
Nos EUA foram muito populares durante grande parte do século 20, principalmente devido ao Stubby, exemplar dessa raça que participou da Primeira Guerra Mundial. Este cão foi promovido a Sargento por sua atuação em combate e é o cão militar mais condecorado da história do país.
Um cão viajante
Em 1903, um american staffordshire terrier chamado Bud participou da primeira viagem de carro que atravessava os Estados Unidos. O fato foi tão marcante e especial, que se tornou tema de um documentário de Ken Burns.
Estrela dos comerciais
Esse pet mostra que é um cão que se dá bem com os holofotes e as câmeras devido à sua história. A raça foi eleita para ser mascote da Buster Browns Shoes e seu rosto estampava o logo da empresa. Na década de 1930, também foi estrela das antigas comédias cinematográficas chamada de “Our gang”.
American staffordshire terrier: preço
Um filhote de american staffordshire terrier tem o preço de R$ 500,00 a R$ 6.000,00. Essa raça pode passar por diversos cruzamentos se comprada pela internet ou em locais ilegais. Logo, é muito importante que você procure um canil seguro e confiável.
Nunca se esqueça! A adoção é sempre o melhor caminho e traz diversos benefícios para o tutor e o pet.