Você já viu um cachorro e pensou que era uma raposa? Este artigo vai apresentar 8 raças de cachorros que têm uma incrível semelhança com esses elegantes animais selvagens. Essa semelhança vai além da aparência física, refletindo-se também em seus comportamentos e traços de personalidade.
Exploraremos desde raças com pelagens que lembram as cores vibrantes das raposas até aquelas com orelhas aguçadas e caudas volumosas. Essas raças são mais do que apenas uma coincidência da natureza; elas são um vislumbre da diversidade e adaptação no mundo canino.
Junte-se a nós nesta descoberta fascinante, onde cada raça tem sua própria história para contar, repleta de charme e singularidade.
Jindo Coreano
O Jindo Coreano é considerado um tesouro nacional da Coreia do Sul, sendo, inclusive, proibido exportar animais da raça naquele país.
Sua origem é incerta, mas o mais provável é que eles descendam dos spitz do norte da Europa. Esse “cachorro raposa” é muito leal ao seus dono e funciona muito bem como cão de guarda.
Chihuahua
Especialmente os Chihuahuas mais peludos e com focinho mais longo, são raças que se parecem bastante com raposas. Essa raça de cachorro pequena, considerada a menor do mundo, é originária do México. Hoje em dia, é uma das mais populares de todo o mundo.
O Chihuahua costuma ser bem apegado ao seus tutores, podendo ser até um pouco ciumento.
Papillon
O Papillon recebeu esse nome devido às suas grandes orelhas, que lembram as asas de uma borboleta (papillon é borboleta em francês). Mas essas mesmas orelhas também tornam o Papillon uma das raças mais parecidas com raposas.
Apesar dessa semelhança física, eles são animais bem tranquilos, muito facilmente treináveis, inclusive. Além disso, adaptam-se aos mais diversos ambientes e climas.
Welsh Corgi
O baixinho welsh corgi é com certeza um dos mais parecidos com raposas nessa lista. Originária do País de Gales, essa raça se destaca pelo corpo alongado e as perninhas curtas, que até lembram o dachshund.
As cores da pelagem, as orelhas grandes e eretas, a cauda bem peluda, assim como o focinho estreito e outros aspectos, tornam o Welsh Corgi muito parecido com as raposas. A raça é muito ativa, inteligente e dócil com seus tutores.
Samoieda
O samoieda é uma raça bem antiga, usada há milênios pelos nômades da Sibéria. Seu pelo denso e branco indica que ele se adaptou bastante à vida em lugares muito gelados.
Ele pode até não lembrar muito a raposa que estamos acostumados a ver, mas não seria muito difícil confundir o samoieda com uma raposa-do-ártico, que também é toda branquinha.
São animais muito leais aos seres humanos, com grande força física e independência.
Akita Inu
O akita inu é um cachorro bem parecido com o Shiba, mas têm um porte maior e são mais populares. A raça é originada no Japão, onde é tida como um grande símbolo de lealdade.
Suas cores podem variar, mas as mais comuns são o castanho, o branco e o laranja-avermelhado. Seus olhos bem pretos e o focinho estreito também ajudam a dar o aspecto de raposa.
Shiba Inu
O shiba inu é uma raça bem popular no Japão. São considerados uma das raças mais antigas do mundo e estariam na origem do Akita Inu.
Os Shiba, no entanto, têm um porte menor, o que ajuda a torná-los uma raça de cachorro parecida com raposas. São conhecidos como companheiros fieis e amorosos, mas um pouco teimosos.
Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia é a menor variedade do Spitz Alemão. Esse adorável pequenino pode até lembrar um leão com a sua juba, mas o tamanho, a cor da pelagem, o focinho e até a cauda, o caracterizam como uma raça pequena bastante parecida com uma raposa.
Ao contrário da sua prima distante, no entanto, o Lulu da Pomerânia é um animal muito dócil e sociável. Essa pequena “raposinha” tem uma saúde forte e raramente fica doente.
Semelhanças entre cachorros e raposas
A semelhança entre cães e raposas não é obra do acaso. As duas espécies pertencem à mesma família, a família dos canídeos. São todos, portanto, primos um pouco distantes.
Como é sabido, os mais prováveis antepassados dos cães são os lobos, mas também é possível a participação de outros animais selvagens nesse processo.
A maioria dos animais nessa lista pertencem à categoria Spitz, que têm representantes espalhados desde a Europa até o Japão. É o caso do akita e do lulu da pomerânia, por exemplo. Esses animais, em geral, mantiveram características físicas próximas dos seus ancestrais, mas muitos acabaram ficando parecidos com raposas.
Tornaram-se, após muitos séculos de domesticação, excelentes companheiros dos humanos, muito apreciados por sua lealdade e versatilidade.