A alegria contagiante e a energia inesgotável que os cães trazem para as nossas vidas muitas vezes se manifestam de forma mais notável durante as brincadeiras.
Para muitas pessoas, a disposição para brincar é uma das características mais adoráveis e cativantes de um cachorro. Essa inclinação para a diversão não apenas proporciona momentos de descontração e felicidade para os donos, mas também fortalece os laços emocionais entre humanos e cães, promovendo uma relação de cumplicidade e alegria mútua.
A diversidade de raças caninas reflete-se também na variedade de comportamentos e preferências para brincar.
Enquanto alguns cães preferem jogos de busca e corrida, outros adoram brinquedos interativos ou atividades que estimulam sua inteligência. Esta diversidade é fascinante e revela muito sobre as características e necessidades específicas de cada raça.
Neste contexto, é interessante destacar algumas raças que se destacam por sua paixão pelo brincar, e como essa disposição para a diversão pode enriquecer significativamente a vida tanto do cão quanto do seu dono.
Vira-lata
Os cães vira-latas são resultado da mistura de várias raças e, até por isso, é difícil definir com precisão que tipo de comportamento eles poderão ter. Entretanto, na maioria dos casos eles costumam ser cãezinhos muito espertos e brincalhões.
Especialmente se for adotado adulto, o cachorro SRD (rem raça definida) trará consigo toda a experiência de viver nas ruas, o que faz com que ele seja naturalmente obediente e companheiro. E não para por ai: separamos 10 fatos sobre os vira-latas que vão te fazer apaixonar ainda mais.
Bichon Frisé
O bichon frisé é outra raça fofinha e bastante agitada. São companheiros para todos os momentos e adoram brincar com seus donos. São também muito inteligentes e sociáveis.
Entretanto, o intenso apego que o bichon frisé tem por seus amigos humanos requer que ele receba constante atenção, caso contrário, pode desenvolver problemas emocionais com certa facilidade.
Papillon
O papillon, ou spaniel anão continental, é um pequeno cãozinho muito agitado. Definitivamente não é do tipo que fica quietinho no colo do seu tutor. Os animais dessa raça estão sempre à procura de alguma aventura e adoram exercitar seu instinto caçador.
Extremamente protetores, quando percebem um perigo se esquecem completamente do seu pequeno tamanho e enfrentam o que estiver pela frente.
Boxer
Os boxers são uma raça muito ativa, que adoram acompanhar seus tutores em atividades ao ar livre. Muito inteligentes, são facilmente adestráveis e obedientes. Apesar de se dar muito bem com a família, seu forte instinto protetor pode torná-los agressivos com estranhos.
Poodle
Poodles costumam ser considerados uma raça muito inteligente ou mesmo a mais inteligente do mundo. São cães muito agitados, que adoram aprender novos truques. Apesar da facilidade em adestrá-los, os poodles podem ser teimosos de vez em quando.
West Highland White Terrier
O west highland white terrier, ou simplesmente westie, como gostam de chamá-lo seus tutores, é um cão muito esperto e brincalhão. A raça foi desenvolvida especialmente para caça, e isso explica toda a sua inteligência e hiperatividade.
Apesar de facilmente adestráveis, podem eventualmente apresentar um comportamento teimoso.
Pastor Australiano
Como o próprio nome diz, o pastor australiano era muito usado no passado para o pastoreio. A raça é muito ativa, dócil e companheira. Apesar de lidar muito bem com a família, sendo inclusive ideal para quem tem crianças em casa, o pastor australiano não se dá muito bem com estranhos.
Devido ao seu grande territorialismo, eles também podem ser usados como cães de guarda.
Golden Retriever
O golden retriever também é muito lembrado como uma raça brincalhona, ou mesmo esportiva. No passado, eram muito usados para caça, o que os colocou entre as raças obedientes, inteligentes e cheios de energia. O golden retriever é um companheiro para todas as horas.
São muito usados como cão-guia e em terapias, justamente por seu companheirismo e disposição para se exercitar com seus tutores.
Beagle
Os beagles são aventureiros por natureza. A raça é conhecida por ter um olfato potente e gostam de perambular por aí seguindo os odores que encontram. São extremamente sociáveis, tanto com outros animais como com pessoas desconhecidas.
São cães ideais para a família, até por se darem muito bem com crianças.
Dálmata
Os dálmatas têm um aspecto realmente cativante e não é à toa que ganharam até um desenho animado. A raça é conhecida por ser bastante companheira e brincalhona.
O seu nível de energia é alto, apesar de eles não serem considerados uma raça esportiva. Se não se exercitarem o bastante, podem inclusive apresentar um comportamento desobediente.
Schnauzer
Os schnauzer são outra raça bem agitada e que gostam de se aventurar. Isso se deve a um extinto caçador que se preservou com o passar do tempo.
Especula-se que a raça seja resultado do cruzamento de affenpinschers com poodles, raças também muito inteligentes e agitadas. Se você adotar um schnauzer, é bom estar preparado para se exercitar bastante com ele.
Labrador
Quando o assunto é diversão, os cães da raça labrador retriever sempre devem ser lembrados. Eles adoram brincar com seus tutores e são uma ótima companhia para práticas esportivas. Muito sociável, o labrador costuma se dar bem com outros animais e com crianças, o que o torna um cão ideal para a família.
Segurança em primeiro lugar na hora de brincar com o cachorro
Os cães podem ser excelentes companhias para praticamente todos os momentos da vida. Eles enchem de carinho e diversão as nossas vidas e facilmente se tornam parte de nossas famílias. Mas como você pôde ver aqui, algumas raças tendem a ser especialmente agitadas e são essas as mais adequadas para quem tem um estilo de vida mais ativo ou tempo e disposição para se exercitar com seu pet.
O que é importante sempre lembrar, no entanto, é que os cães domésticos, por mais que possam parecer cachorros fortes e destemidos, não são muito diferentes de crianças. Ou seja, eles precisam de carinho e atenção constantes para se manterem saudáveis e seguros.
Por isso, quando for se divertir com o seu pet, lembre-se de se certificar se ele estará protegido de possíveis perigos. Numa atividade ao ar livre, por exemplo, é recomendável usar sempre a coleira ou, se for num espaço mais aberto, estar próximo e de olho no seu cão.